Projetos de futuro de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos no Alto Sertão da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111352

Palavras-chave:

Juventude, Escolarização, Projetos de vida.

Resumo

Este texto discute o tema juventude e escolarização com ênfase nos projetos de futuro de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos,concluintes da segunda etapa do Ensino Fundamentalna rede pública de ensino de Guanambi-BA, no Alto Sertão da Bahia. Trata-se de um recorte dos dados produzidos no contexto de uma pesquisaqualitativa em que se realizou Grupos de Discussão e entrevistas semiestruturadaspersonalizadas. As reflexões apontam que as jovens mulheres da EJA não são quaisquer mulheres, mas sim mulheres jovens, pobres, em sua maioria negras, sertanejas e nordestinas, que vivenciamenfrentamentos para permanecer no processo de escolarização. Os resultados assinalam ainda que, para a maioria das jovens pesquisadas, a formação/escolarização está atrelada a melhorar sua posição no mundo do trabalho, ao desejo da conquista da casa própria, da autonomia e da independência, especialmente, à independênciafinanceira. As vozes coletivas dessas jovens clamam por uma sociedade de igualdade de direitos no que se refere ao gênero, a etnia, a classe, ao território e a geração, pois são vítimas de uma sociedade machista, patriarcal, branca, eurocentrada, racista, discriminatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Pereira Carvalho, Universidade do Estado da Bahia Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; professora da Universidade do Estado da Bahia/ Campus XII.

Carmem Lúcia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

PEREIRA CARVALHO, M. de F.; EITERER, C. L. Projetos de futuro de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos no Alto Sertão da Bahia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111352. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111352. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial