Docencia en pandemia y apuntes para posibles futuros curriculares
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111318Palavras-chave:
Educação. Ensino. Pandemia. Currículo. ComunidadeResumo
Resumen: Este ensayo comunica algunas reflexiones sobre la educación, sus sujetos y el currículo, a partir de la condición humana actual, en una educación pensada en términos colectivos y el currículum, en tanto registro de las disputas por posicionamiento de discursos y saberes. Las ideas que aquí se están construyendo surgen a partir de entrevistas dialógico-narrativas con docentes del sistema público de educación básica y media superior de Quito, Ecuador. Encuentros realizados dentro de una investigación con paradigma cualitativo, asentada en el giro cultural y el enfoque narrativo para entender la docencia y sus saberes. Las conversaciones fueron sobre la escuela y la docencia, en su condición actual de traslado a la virtualidad o el espacio doméstico, y sobre cómo la pandemia por Covid coloca a la sociedad de frente a los problemas vitales del mundo que estamos construyendo. La indagación se realiza dentro del programa de Maestría en Pedagogía de la Universidad Nacional Autónoma de México y el Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. Las consideraciones que aquí se exponen surgen también de los diálogos en espacios académicos del programa de posgrado como el Seminario de “Saberes Pedagógicos y Justicia Educativa”. Algunos autores presentes son Flavia Terigi, Ana Salmerón, Maarten Simons, y Jan Masschelein.
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a educação, professores, estudantes, e o currículo escolar, a partir da condição humana atual. Numa educação pensada em termos coletivos, e o currículo enquanto registro de disputas por posicionamentos de discursos e saberes. As ideias que aqui se constroem surgem de entrevistas narrativas-dialógicas com professores da rede pública de ensino fundamental e médio de Quito, Equador. Conversas realizadas no âmbito de uma pesquisa de paradigma qualitativo, a partir da abordagem cultural e enfoque narrativo para compreender a docência e seus saberes. Os diálogos abordaram a escola e a docência, em sua condição atual de mudança para o mundo virtual e ou espaço doméstico, e sobre como a pandemia pela Covid-19 coloca a sociedade diante dos problemas vitais do mundo que estamos construindo. A pesquisa é realizada no âmbito do programa de Mestrado em Pedagogia da Universidade Nacional Autônoma do México e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. As considerações aqui apresentadas decorrem também dos diálogos nos espaços acadêmicos do programa de pós-graduação, como o Seminário “Conhecimentos Pedagógicos e Justiça Educacional”. Alguns autores presentes são Flavia Terigi, Ana Salmerón, Maarten Simons e Jan Masschelein.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.