Experiências de escolarização de jovens de camadas populares que ingressam no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111286Palavras-chave:
Política social, Universitários, Escola, Inclusão socialResumo
As ações afirmativas viabilizam o acesso ao ensino superior (ES) de jovens das camadas populares. Diante disso, compreender as construções sociais vinculadas aos conceitos de juventudes e as condições que permitem a tais jovens prosseguirem os estudos são ímpares para a permanência dos mesmos no ES. Essa pesquisa analisa as experiências de escolarização de juventudes das camadas populares que acessaram o ES para identificar as vivências que oportunizaram a continuidade na escolarização. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com sete jovens ingressantes do ES. Os dados foram analisados qualitativamente pela análise de conteúdo. Os resultados mostram experiências de escolarização marcadas pelo valor da família ao estudo; por sucesso/fracasso na aprendizagem; pelas dificuldades econômicas, que os lançam às mudanças/interrupções na escolarização e aos trabalhos precários; e pelas mediações sociais que os fazem vislumbrar a continuidade dos estudos. A família, a escola e o trabalho oportunizam condições materiais e simbólicas para o ingresso no ensino superior de jovens das camadas populares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.