Juventude(s)

afinal, que sujeitos sociais são estes?

Autores

  • Juliana Souza Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111283

Palavras-chave:

Juventude, Juventude(s), Escola,

Resumo

A presente reflexão tem por objetivo discorrer e revisitar três aspectos fundamentais no campo de estudos sobre as juventudes: a problemática conceitual do termo juventude, concebendo-o enquanto construção social e histórica; a concepção plural da(s) juventude(s),efetivamente, marcadas pela diferença/diversidade bem como a relação das juventudes com o espaço escolar. Tais questões são caras para o campo da Sociologia da Juventude assim como para a sociologia da educação. É recorrente, no campo educacional,o uso da categoria aluno (categoria abstrata e homogênea) para se referir aos jovens sem considerar que se trata de um jovem aluno, ou seja, a dimensão juvenil e as demandas destes sujeitos não entram em cena e/ou estão invisibilizadas.Dito isto, interessa analisar as contribuições teóricas de alguns dos autores expoentes do campo (PAIS; JUAREZ; ABRAMO; SPOSITO; PEREGRINO; CARRANO; GROPPO) para lançar luz sobre tais aspectos. A abordagem teórico-metodológica está ancorada nos estudos da sociologia da educação e da juventude, pesquisa qualitativa e bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Souza Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, desenvolve pesquisa na área da sociologia da educação e sociologia da juventude; Núcleo de estudo sobre juventude - JETT ( Juventude, Escola, Trabalho e Território).

Mestra em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, deselvolveu pesquisa na área da juventude e escola.

Especialista em Educação Básica no ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, desenvolveu pesquisa na área de Literatura Afro-brasileira,

Graduada em Letras/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FFP. 

Graduação em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

BARBOSA, J. S. Juventude(s): afinal, que sujeitos sociais são estes?. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111283. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111283. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial