Aprendizagem escolar e ação pedagógica diante das dificuldades na escolarização de crianças de anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111226Palavras-chave:
Aprendizagem, Psicopedagogia, Ludicidade, Escolarização.Resumo
O presente artigo versa sobre uma pesquisa realizada em uma escola pública da rede federal brasileira, que se detinha a investigar de que forma ocorre a aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, as quais enfrentavam dificuldades escolares, mediante uma ação pedagógica específica. Foi utilizado como método a pesquisa qualitativa sob forma de pesquisa-ação e, como metodologia de análise, a análise textual discursiva. Para discussão dos dados, foram adotadas as principais referências da Psicopedagogia, e da ludicidade. Salienta-se que o achado de maior destaque na pesquisa refere-se à percepção de que a superação das dificuldades escolares das crianças participantes ocorreu à medida que iam modificando o lugar simbólico que ocupavam perante si, a tarefa e seus pares: do lugar da impossibilidade ou da não possibilidade, para o reconhecimento de sua capacidade. Nesse processo, fatores como as características de organização da ação, pautada pela perspectiva lúdica, e a sustentação emocional dada aos participantes foram fundamentais para a conclusão da tarefa, revelando grandes desafios que estão implicados na docência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.