Cascão lava as mãos como medida de enfrentamento à COVID-19
os artefatos culturais e suas pedagogias
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111206Palavras-chave:
Pedagogia Cultural. Representação. Cascão. Pandemia. Regimes de Visualidade.Resumo
Posicionado dentro da vertente pós-estruturalista, o presente ensaio se insere no campo das pedagogias culturais e dos estudos de cultura visual e buscou traçar alguns apontamentos acerca das representações e dos regimes de visualidade do personagem Cascão, constantes no artefato cultural criado por Mauricio de Sousa. Nessa perspectiva buscou-se reconhecer as representações ali presentes identificando suas relações com a própria cultura na contemporaneidade. O estudo indica que o artefato produzido, ao atravessar o momento atual, produz narrativas que buscam legitimar discursos e políticas de prevenção frente à pandemia da COVID-19, operando na cultura, determinando e educando sujeitos, corpos, atitudes e valores. Desse modo, o texto foi estruturado em duas partes, em que no primeiro momento debruçou-se a apresentar o lugar de produção dessas imagens dentro da cultura. No segundo momento do texto buscou-se destacar as visualidades produzidas por Maurício de Sousa imbricadas aos regimes de visualidade, reconhecendo, assim, as pedagogias culturais como construção de subjetividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.