PNAE como instrumento pedagógico de fomento à saúde na Educação Básica de jovens brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111189Palavras-chave:
Educação básica, PNAE, responsabilidade socioambiental, alimentação escolarResumo
O PNAE é uma política pública que visa fornecer o acesso, a inclusão e a segurança alimentar para estudantes do ensino fundamental e médio através de ações de educação nutricional em escolas de ensino público. Concomitantemente, torna-se cada vez mais evidente o aumento de patologias evitáveis e de degradação ambiental presentes no Brasil que poderiam ser minimizadas com a troca de práticas e de saberes educacionais nas atuais e futuras gerações de educandos. Sendo assim, o ensaio se propõe a trazer reflexões acerca da importância do PNAE como política pública voltada para o contexto alimentar, o que o torna um alicerce para estabelecer conexões com a alimentação saudável e a responsabilidade socioambiental na formação de jovens nas escolas. Trabalha-se com a ideia de fomentar políticas públicas já existentes em um contexto de defasagem da educação básica no Brasil, além de trazer discussões sobre o desenvolvimento do campo propiciado pelo PNAE através do incentivo ao agricultor familiar. O artigo propõe, também como conclusão, utilizar essa ferramenta no processo de formação de saberes multidisciplinares, inclusão alimentar e debates político-sociais e ambientais.
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