PNAE como instrumento pedagógico de fomento à saúde na Educação Básica de jovens brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111189

Palavras-chave:

Educação básica, PNAE, responsabilidade socioambiental, alimentação escolar

Resumo

O PNAE é uma política pública que visa fornecer o acesso, a inclusão e a segurança alimentar para estudantes do ensino fundamental e médio através de ações de educação nutricional em escolas de ensino público. Concomitantemente, torna-se cada vez mais evidente o aumento de patologias evitáveis e de degradação ambiental presentes no Brasil que poderiam ser minimizadas com a troca de práticas e de saberes educacionais nas atuais e futuras gerações de educandos. Sendo assim, o ensaio se propõe a trazer reflexões acerca da importância do PNAE como política pública voltada para o contexto alimentar, o que o torna um alicerce para estabelecer conexões com a alimentação saudável e a responsabilidade socioambiental na formação de jovens nas escolas. Trabalha-se com a ideia de fomentar políticas públicas já existentes em um contexto de defasagem da educação básica no Brasil, além de trazer discussões sobre o desenvolvimento do campo propiciado pelo PNAE através do incentivo ao agricultor familiar. O artigo propõe, também como conclusão, utilizar essa ferramenta no processo de formação de saberes multidisciplinares, inclusão alimentar e debates político-sociais e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Dall'Agnese, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Laura Morshak Vieira

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).  Atualmente é pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional pelo IPGS.

Heloísa Giron

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UCS. Mestra em Educação pela PUCRS.

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

DALL’AGNESE, J.; MORSHAK VIEIRA, L.; GIRON, H. PNAE como instrumento pedagógico de fomento à saúde na Educação Básica de jovens brasileiros. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111189. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111189. Acesso em: 18 abr. 2024.