Juventudes e movimento social

o processo de constituição do Levante Popular de Juventude no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111173

Palavras-chave:

Juventudes, Levante Popular de Juventude, Movimentos Sociais

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o processo de constituição do Levante Popular de Juventude (LPJ) no estado do Ceará. O movimento está organizado em: frente estudantil, frente territorial e frente camponesa. A mais, os acampamentos nacionais e estaduais são instâncias de deliberação e organização do movimento.A principal ferramenta de organização são as células que funcionam em cada frente de atuação do movimento, seu objetivo é estabelecer um canal de diálogo entre os/as jovens de seus territórios, de modo que possibilite ao LPJ conhecer melhor os/as jovens, sua realidade, buscando uma maneira mais efetiva de incluir a juventude na luta social. Existe uma profunda relação no fazer e no construir o movimento com o jeito juvenil de ser, aliando a ludicidade, a irreverência, a criatividade, bem como o compromisso político em manter uma organização social da juventude. O LPJ se identifica como um movimento social de/com juventude, o qual reúne jovens de territórios distintos e que, no contexto de sua ação política, tem se colocado em cena, produzindo novas práticas e modos de fazer, os quais denominamos de atividades educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaiane Araujo de Oliveira

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015 - 2019). Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2011). É graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação - ISEPRO (2016). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). Atualmente é professora Efetiva do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE),

Celecina Veras Sales, universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Serviço Social, Meastrado em Sociologia, Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em Sociologia

Pesquisa sobre Gênero e Juventude, Movimentos Sociais

Professora Adjunta da UFC

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

ARAUJO DE OLIVEIRA, J.; SALES, C. V. Juventudes e movimento social: o processo de constituição do Levante Popular de Juventude no Ceará. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111173. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial