Satisfacción de aspiraciones profesionales de jóvenes universitarios cubanos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111149Palavras-chave:
Satisfacción, Aspiraciones, Jóvenes universitarios, Educación superior.Resumo
Resumen: El presente artículo se basa en un proyecto de investigación que se realiza en el Centro de Estudios sobre la Juventud: Satisfacción de las aspiraciones profesionales de jóvenes universitarios cubanos en el período 2020-2021. Se aborda una caracterización de las principales variables a investigar: satisfacción y aspiración profesional a partir de estudios nacionales e internacionales. Se explican los modelos motivacionales que sirvieron de base a los estudios sobre satisfacción y los factores de la relaciónestudiante-Universidad que influyen en dicho proceso. Además, se destaca la importancia que tiene el problema de investigación para la ciencia actual a través de la revisión bibliográfica. Se describen los beneficios que aporta el estudio de la satisfacción de aspiraciones profesionales para el bienestar estudiantil y el desarrollo de la institución educativa. Es inconcluyente la información sobre el nivel de satisfacción de aspiraciones profesionales debido a que el estudio se encuentra en proceso de aplicación, pero se plantean reflexiones a partir de resultados de investigaciones que se han realizado en el país.
Satisfação das aspirações profissionais dos jovens estudantes universitários cubanos
Resumo: Este artigo é baseado em um projeto de pesquisa realizado no Centro de Estudos da Juventude: Satisfação das aspirações profissionais dos jovens universitários cubanos no período de 2020-2021. Ela aborda uma caracterização das principais variáveis a serem investigadas: satisfação e aspiração profissional a partir de estudos nacionais e internacionais. Os modelos motivacionais que serviram de base para os estudos sobre satisfação e os fatores da relação aluno-universidade que influenciam este processo são explicados. Além disso, a importância do problema da pesquisa para a ciência atual é destacada através da revisão bibliográfica. Os benefícios de estudar a satisfação das aspirações de carreira para o bem-estar dos estudantes e o desenvolvimento da instituição ducacional são descritos. As informações sobre o nível de satisfação das aspirações de carreira são inconclusivas porque o estudo está em processo de implementação, mas as reflexões são levantadas a partir de resultados de pesquisa que foram conduzidos no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.