Expectativas profissionais de alunos de camadas populares

apontamentos sobre o papel da escola pública estadual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111146

Palavras-chave:

Jovens, Ensino médio, Desigualdades escolares, Expectativas profissionais

Resumo

O presente trabalho investiga o papel da escola na produção de expectativas profissionais e educacionais de seus alunos. A partir do mapeamento das perspectivas de futuro de jovens do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro, realizado por meio de instrumento do tipo survey, bem como entrevistas em profundidade, apontamos como os próprios alunos elaboram acerca das oportunidades para atingir seus objetivos escolares e profissionais. Chega-se à conclusão de que os alunos incorporam o desejo de trajetórias plausíveis para eles, reafirmando os achados da “teoria da reprodução”, mas, longe da resignação, desenvolvem estratégias de ascensão, das quais a escolha pelo militarismo é a melhor ilustração, por sua aparência de estabilidade remuneratória e garantia de manutenção do vínculo “empregatício”, elementos percebidos como cruciais para as estratégias de ascensão profissional. Para sustentar esta interpretação mobilizamos não apenas autores que tomaram exclusivamente a escola por objeto, mas também os que o fizeram para o trabalho e a política, vez que tratamos aqui da produção social de expectativas de acesso a bens. Nesse sentido, o artigo se situa, teoricamente, nas fronteiras das sociologias da educação, do trabalho e da política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Wiliam de Novais da Costa, ProPEd / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Grupo de Pesquisa IJEC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura (IJEC)

Tiago Magaldi Granato Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Laboratório de Estudos do Trabalho e Mobilidades (LEST-M)

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), membro do Laboratório de Estudos do Trabalho e Mobilidades (LEST-M)

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

DA COSTA, André Wiliam de Novais; SILVA, Tiago Magaldi Granato. Expectativas profissionais de alunos de camadas populares: apontamentos sobre o papel da escola pública estadual. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111146. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111146. Acesso em: 9 ago. 2026.

Edição

Seção

Temática especial