Os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida de estudantes pretos e pardos do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111132Palavras-chave:
Pandemia. População negra. Educação. Índice de aprendizagem.Resumo
O novo coronavírus foi identificado no mundo em 2019 e chegou ao Brasil em 2020, levando a população mundial a reorganizar seu modo de viver e a se deparar com vários desafios a serem superados, inclusive nas redes de ensino, que se viram obrigadas a se adaptarem aos moldes de educação remota. Assim, a partir de uma análise documental, discorremos acerca dos impactos da pandemia na vida escolar dos estudantes pardos e pretos, tendo em vista as adversidades que historicamente já fazem parte da vivência deste grupo, que geralmente pertence às classes sociais menos favorecidas. Como principal documento, foi utilizado o infográfico “O impacto do racismo e da pandemia na trajetória dos jovens negros no ensino médio”, além de dados relativos à qualidade do aprendizado, disponíveis em portais educacionais reconhecidos por órgãos legais, com vistas a esboçar a complexa condição de tais alunos para manterem a rotina dos estudos em 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.