A rua é nossa
aprender em movimento para jovens skatistas do litoral do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111072Palavras-chave:
Juventude, Skate, SociopoéticaResumo
Este trabalho investiga jovens skatistas de Luís Correia-PI, buscando aproximar as experiências do skate com as práticas de aprendizado em movimento que ocorrem nos múltiplos contextos das cidades. Tem-se em vista a seguinte problemática: Quais os conceitos produzidos pelos jovens skatistas de Luís Correia/PI acerca do aprender na relação com movimento? Em meio a esta problemática surgem questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correa-PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento? Como aprendem? Quais seus saberes? O método escolhido para esta pesquisa foi a Sociopoética, abordagem metodológica que admite o corpo como produtor de conhecimentos e valoriza os saberes das culturas de resistência, como no caso, de jovens skatistas, permitindo a produção em coletivo de conceitos sobre um tema gerador que, neste caso, é o aprender na relação com o movimento. Conclui-se que estes jovens põem em prática um aprendizado pela experiência, que rompe com o aprender cristalizado das escolas, enfatiza a importância do corpo em movimento e torna os jovens livres e empoderados de si, permitindo a desconstrução do corpo silencioso e tímido.
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