A rua é nossa

aprender em movimento para jovens skatistas do litoral do Piauí

Autores

  • Krícia de Sousa Silva Universidade Federal do piaui
  • Shara Jane Holanda Costa Adad Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111072

Palavras-chave:

Juventude, Skate, Sociopoética

Resumo

Este trabalho investiga jovens skatistas de Luís Correia-PI, buscando aproximar as experiências do skate com as práticas de aprendizado em movimento que ocorrem nos múltiplos contextos das cidades. Tem-se em vista a seguinte problemática: Quais os conceitos produzidos pelos jovens skatistas de Luís Correia/PI acerca do aprender na relação com movimento? Em meio a esta problemática surgem questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correa-PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento? Como aprendem? Quais seus saberes? O método escolhido para esta pesquisa foi a Sociopoética, abordagem metodológica que admite o corpo como produtor de conhecimentos e valoriza os saberes das culturas de resistência, como no caso, de jovens skatistas, permitindo a produção em coletivo de conceitos sobre um tema gerador que, neste caso, é o aprender na relação com o movimento. Conclui-se que estes jovens põem em prática um aprendizado pela experiência, que rompe com o aprender cristalizado das escolas, enfatiza a importância do corpo em movimento e torna os jovens livres e empoderados de si, permitindo a desconstrução do corpo silencioso e tímido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Krícia de Sousa Silva, Universidade Federal do piaui

Pedagoga e Mestranda em Educação na universidade Federal do Piauí. Integrante do núcleo de estudos e pesquisas em gênero e cidadania – NEPEGECI e do Observatório das juventudes e cultura de paz na escola - OBJUVE.

Shara Jane Holanda Costa Adad, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Ciêntista social, especialista em História do Piauí, Doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí - UFPI, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

SILVA, K. de S.; COSTA ADAD, S. J. H. A rua é nossa: aprender em movimento para jovens skatistas do litoral do Piauí. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111072. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111072. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial