Estudio metacognitivo sobre la enseñanza del pensamiento científico mediante ABP
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111003Palavras-chave:
Metacognición, pensamiento científico, proyecto, educación, aprendizaje.Resumo
Resumen: La enseñanza del pensamiento científico en las escuelas mexicanas de Educación Media Superior representa un reto particularmente difícil para los profesores, debido al escaso interés generado por los alumnos y a las prácticas obsoletas del currículo escolar. El presente artículo es resultado de una investigación cualitativa en la que se trabajó un proyecto cuya finalidad era la adquisición de pensamiento científico y de herramientas para realizar investigación científica. Se obtuvieron resultados alentadores gracias a la inclusión de elementos metacognitivos de enseñanza que habilitaron la percepción del alumno para comprender conceptos básicos sobre investigación, ciencia y desarrollo de proyectos. En una primera parte se exponen los aspectos teóricos y metodológicos en los que se fundamenta el proyecto desarrollado; en la segunda, se analizan los resultados que se obtuvieron con los instrumentos recolección aplicados al trabajo de los alumnos; finalmente, se resaltan las conclusiones obtenidas y se establecen criterios con los que este estudio puede replicarse bajo un modelo de Aprendizaje Basado en Proyectos.
Resumo: O ensino do pensamento científico nas escolas mexicanas de ensino médio representa um desafio particularmente difícil para os professores, devido ao baixo interesse gerado pelos alunos e às práticas obsoletas do currículo escolar. Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa em que foi trabalhado um projeto cujo objetivo era a aquisição de pensamento científico e ferramentas para a realização de pesquisas científicas. Resultados animadores foram obtidos graças à inclusão de elementos de ensino metacognitivos que possibilitaram a percepção do aluno para compreender conceitos básicos sobre pesquisa, ciência e desenvolvimento de projetos. Na primeira parte, são expostos os aspectos teóricos e metodológicos em que se baseia o projeto desenvolvido; na segunda, são analisados os resultados obtidos com os instrumentos de coleta aplicados aos trabalhos dos alunos; Por fim, são destacadas as conclusões obtidas e estabelecidos os critérios com os quais este estudo pode ser replicado em um modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.