“Com uma autoanálise, rápida e franca, eu diria que não estou preparado para estas novas competências”
um estudo sobre a percepção dos jovens em relação às perspectivas na transição da escola para o trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110915Palavras-chave:
Juventudes. Brecha Digital. Inclusão Digital. Mundo do TrabalhoResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a percepção dos jovens em relação as perspectivas na transição da escola para o trabalho no que se refere a estar preparado(a) para as demandas e competências digitais do mundo do trabalho. A afirmação que a pandemia mundial do COVID-19 expos algumas inseguranças da vida cotidiana, por exemplo, as incertezas relacionadas à saúde, ao trabalho, a educação, as tecnologias, entre outras e, que também destacou a importância das tecnologias digitais e da conectividade principalmente em relação ao acesso aos serviços remotamente, incluindo educação e trabalho, revela-se o fio condutor para a reflexão deste estudo. Neste artigo utilizou-se a pesquisa descritiva, qualitativa, com survey realizado no mês de maio de 2020, de forma on-line com 30 jovens na cidade de Novo Hamburgo/RS. O referencial teórico descreve questões sobre juventudes, conexão e inclusão digital, conta com os autores Bauman, Castells, Feixa, Reguillo Cruz, Van Dijck, Winocur, entre outros. Os resultados apontam que os jovens possuem receios em relação ao seu futuro profissional e que não se consideram plenamente preparados para o mercado de trabalho e por isso, compreendem uma necessidade de qualificação constante em relação ao futuro do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



