A partitura das emoções

a linguagem teatral na escola da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110807

Palavras-chave:

Linguagem teatral, Infância, Formação do espectador.

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo refletir acerca das práticas desenvolvidas a partir dos jogos teatrais e dramáticos, de adaptações do método Rasaboxes para o teatro na perspectiva de Richard Schechner e da técnica do Alfabeto do Corpo, idealizada por Zygmunt Molik, com crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como referência a questão de pesquisa: Como as atrizes fazem para chorar? Como consequência dessas práticas, foi construído o extrato cênico A partitura das emoções, tendo como guia partituras corpóreo-vocais elaboradas de forma colaborativa. Nesse sentido, o processo constituiu-se como uma prática de formação de espectadores, que descentraliza o texto dramatúrgico como um ponto de partida para a experiência da/na linguagem teatral, ampliando o repertório vivencial e linguístico para leitura crítica e criativa de obras teatrais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Karolina Alves do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora substituta do Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN) entre 2018 e 2019. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Elaine Santana de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRNProfessora substituta do Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN) entre 2018 e 2019. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.  

Denílson Nascimento da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de Teatro (Licenciatura) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /UFRN. Desempenhou a função de bolsista do projeto “Linguagem teatral na escola da infância” no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN) durante 2019.

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

NASCIMENTO, A. K. A. do; OLIVEIRA, E. S. de; SILVA, D. N. da. A partitura das emoções: a linguagem teatral na escola da infância. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110807. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110807. Acesso em: 29 mar. 2024.