La educación básica en México en tiempos de pandemia. Evaluación de la política pública “aprende en casa”
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110731Palavras-chave:
Confinamiento social. Aprende en casa. Educación a distancia. Operabilidad. Satisfacción de usuariosResumo
Resumen: Producto de la emergencia sanitaria por Covid-19, el gobierno federal mexicano decretó cuarentena general obligatoria (lock down) que trasladó la mayoría de las actividades laborales y educativas a los hogares (home office). Durante el año 2020, el sector educativo mexicano experimentó la transición de la educación presencial hacia un modelo virtual denominado “aprende en casa”. Este programa ha sido evaluado tanto por la Secretaría de Educación Pública (SEP), como por diversos centros de investigación y organismos autónomos. Las evaluaciones contienen información parcial y están desarticuladas entre sí, sin embargo arrojan información valiosa sobre la operabilidad y eficiencia del programa, que constituyen el objeto de estudio de este artículo. La metodología es mixta, de enfoque inductivo que expone una base de datos estadísticos integrada por fuentes externas y de construcción propia. Así mismo, analiza información obtenida de entrevistas aplicadas a padres de familia y facilitadores del programa que constituyen los informantes clave del estudio. Los tópicos a analizar son la cobertura, el nivel de satisfacción técnica y educativa, la disposición de material didáctico y la claridad y operabilidad del programa desde la opinión de los usuarios.
Resumo: Como resultado da emergência sanitária pela Covid-19, o governo federal mexicano decretou uma quarentena geral obrigatória (lock down) que transferiu a maioria das atividades de trabalho e educação para os lares (home office). Durante o ano de 2020, o setor educacional mexicano experimentou a transição da educação presencial para um modelo virtual chamado "aprenda em casa". Este programa tem sido avaliado tanto pelo Ministério da Educação Pública (SEP, segundo suas siglas em espanhol), quanto por diversos centros de pesquisa e organizações autônomas. As avaliações contêm informações parciais e são desarticuladas entre si, porém fornecem informações valiosas sobre a operabilidade e eficiência do programa, que constituem o objeto de estudo deste artigo. A metodologia é mista, com abordagem indutiva que expõe um banco de dados estatístico composto por fontes externas e de construção própria. Também analisa informações obtidas a partir de entrevistas aplicadas aos pais de família e facilitadores do programa que constituem os principais informantes do estudo. Os temas a serem analisados são a cobertura, o nível de satisfação técnica e educacional, o fornecimento de material didático e a clareza e operabilidade do programa a partir da opinião dos usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.