“Coordenador pedagógico: eu sou gay, e daí”?

Inclusão excludente da juventude escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110661

Palavras-chave:

Espaço escolar, Direitos Humanos, Juventude, Dissidências sexuais.

Resumo

A partir do exercício da função de coordenador pedagógico (CP) em uma unidade escolar da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro este artigo traz reflexões a partir da tentativa de compreender as normas regulatórias de gênero presentes nos cotidianos escolares de jovens que se autodenominam homossexuais. A interação com os sujeitos ocorreu através do estabelecimento de conversa, realizadas mediante uma relação dialógica, propiciando a criação de um sentimento de cumplicidade e disponibilidade que tornou possível uma ampla discussão em torno de questões relativas à heteronormatividade e às experiências que elas provocam no espaço escolar. Foram realizadas entrevistas com os oito jovens que se dispuseram a dialogar, contribuindo assim, com a tessitura de reflexões sobre a (re)produção dos estigmas sociais no espaço escolar e sobre a urgência de se (re)pensar o planejamento de estratégias de resistência nos cotidianos escolares, na tentativa de desmistificar a naturalização e normatização da suposta superioridade e supremacia das heteronormas e a fragilidade do direito a educação. Os avanços sociais relacionados a sujeitos LGBTQIA+ emergem no espaço escolar, contribuindo para o avanço dessas questões na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Dionisio da Silva, SEEDUC/RJ e PPGEduc/UFRRJ

Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Foi coordenador pedagógico do CE Dom Pedro I entre 2019 e 2020. Desde 2020 trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, SME/RJ; SEEDUC/RJ e Fundação CECIERJ.

Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2007). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2010), onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Doutor em Memória Social pela UNIRIO (2014). Atuou como servidor do quadro temporário do IBGE, na Coordenação de Cartografia - CCAR de 2006 a 2008. Participou como professor/online do projeto Gênero e Diversidade na Escola (edições 2009 e 2010) realizado pelo CLAM/IMS/UERJ e do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade - EGeS, na mesma instituição. Participou da elaboração do Currículo Mínimo de Geografia (modalidade EJA) da Rede Estadual do RJ e da equipe de formação continuada para professores da mesma rede. Foi Gestor de Unidade Escolar na Rede Estadual de Ensino do RJ e atualmente é Assistente II na Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista pela Fundação CECIERJ (Bolsa de Incentivo à Docência) atuando na Diretoria de Extensão na elaboração de cursos de atualização e qualificação nas áreas de Ciências Humanas/Geografia e Gestão Ambiental. Especialista nas áreas ligadas à Geografia da População; Gênero e Sexualidade; Identidade e Território; Currículo e Formação Docente.

Guilherme do Nascimento Pereira, UNESA

Guilherme Pereira Stribel (nome bibliográfico de Guilherme do Nascimento Pereira) é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd - UERJ), sob orientação de Maria Isabel Ramalho Ortigão; mestre em Educação, Cultura e Comunicação, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ, sob orientação de Aura Helena Ramos; e licenciado em Geografia, cursando uma segunda graduação em Pedagogia. Possui experiência docente em nível superior em cursos de licenciatura presenciais e em EaD, atuando, principalmente nos campos da Educação em Direitos Humanos Currículo, Didática, Avaliação,Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Formação de Professores. Também é membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática; e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

DA SILVA, T. D.; BARRETO, R. C. V.; PEREIRA, G. do N. “Coordenador pedagógico: eu sou gay, e daí”? Inclusão excludente da juventude escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110661. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110661. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial