“Coordenador pedagógico: eu sou gay, e daí”?
Inclusão excludente da juventude escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110661Palavras-chave:
Espaço escolar, Direitos Humanos, Juventude, Dissidências sexuais.Resumo
A partir do exercício da função de coordenador pedagógico (CP) em uma unidade escolar da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro este artigo traz reflexões a partir da tentativa de compreender as normas regulatórias de gênero presentes nos cotidianos escolares de jovens que se autodenominam homossexuais. A interação com os sujeitos ocorreu através do estabelecimento de conversa, realizadas mediante uma relação dialógica, propiciando a criação de um sentimento de cumplicidade e disponibilidade que tornou possível uma ampla discussão em torno de questões relativas à heteronormatividade e às experiências que elas provocam no espaço escolar. Foram realizadas entrevistas com os oito jovens que se dispuseram a dialogar, contribuindo assim, com a tessitura de reflexões sobre a (re)produção dos estigmas sociais no espaço escolar e sobre a urgência de se (re)pensar o planejamento de estratégias de resistência nos cotidianos escolares, na tentativa de desmistificar a naturalização e normatização da suposta superioridade e supremacia das heteronormas e a fragilidade do direito a educação. Os avanços sociais relacionados a sujeitos LGBTQIA+ emergem no espaço escolar, contribuindo para o avanço dessas questões na sociedade.
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