México, Guatemala y Costa Rica: educación sexual en los países con altas tasas de bullying en Latinoamérica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110461Palavras-chave:
Educación Sexual, Convenciones Internacionales, Bullying, Derechos Humanos, América Latina.Resumo
Resumen: El estudio investiga cómo México, Guatemala y Costa Rica trabajan la educación sexual basada en las leyes nacionales vigentes. El objetivo es analizar si estos países siguen las recomendaciones definidas en los convenios internacionales de derechos humanos, que desde la década de 1990 han abordado la importancia de la educación sexual como una forma de combatir diversos problemas sociales, incluido el bullying (también abordado por la literatura como acoso escolar). Las tres naciones investigadas están incluidas en la lista más reciente de los 25 países del mundo con más casos de acoso escolar, realizada por la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE) y por la ONG Internacional Bullying Sin Fronteras. A partir de la Declaración Universal de los Derechos Humanos hasta documentos más recientes, la educación fue tratada como prioridad en la infancia y la adolescencia, con el objetivo de promover el desarrollo de la personalidad integral del ser humano. Esto incluye la atención a la enseñanza de la sexualidad y también para mejorar las condiciones y el acceso a la salud pública, al crecimiento personal, profesional y económico y para la resolución de problemas sociales.
Resumo: O estudo investiga como o México, Guatemala e Costa Rica trabalham a educação sexual com base nas leis nacionais existentes. O objetivo é examinar se esses países seguem as recomendações definidas nas convenções internacionais de direitos humanos, que desde a década de 1990 abordam a importância da educação sexual como forma de combater vários problemas sociais, incluindo o bullying. As três nações investigadas estão incluídas na lista mais recente dos 25 países do mundo com mais casos de bullying, feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela ONG Internacional Bullying Sem Fronteiras. Da Declaração Universal dos Direitos Humanos até os documentos mais recentes, a educação foi tratada como prioridade em crianças e adolescentes, com o objetivo de promover o desenvolvimento da personalidade integral do ser humano. Isso inclui a atenção ao ensino da sexualidade e também a melhoria das condições e ao acesso à saúde pública, ao crescimento pessoal, profissional e econômico e à resolução de problemas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.