Os jovens entre a escola e o trabalho
tensões e contradições
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110398Palavras-chave:
Ensino Médio. Educação Profissional e Tecnológica. Juventude. Mundo do Trabalho.Resumo
O presente artigo discute as relações estabelecidas entre jovens do Ensino Médio, o mundo do trabalho e projetos de vida. Seu objetivo foi compreender as implicações e influências das atuais formas de trabalho para o projeto de vida destes estudantes, utilizando como categorias analíticas as bases conceituais de acumulação flexível e compressão espaço-tempo, de David Harvey (1993). Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica buscando apreender a complexidade dos desafios da inserção laboral que se apresentam atualmente aos jovens, em consequência das últimas transformações e precarizações que o neoliberalismo vem impondo ao mundo do trabalho. O principal resultado que a pesquisa indicou é que persistem grandes dificuldades das instituições de ensino médio compreenderem as demandas, anseios e expectativas juvenis sobre seus projetos de vida, incluindo tais saberes e práticas em seus conteúdos curriculares e extracurriculares, visando a ressignificação da escola como instituição de socialização, emancipação e cidadania, rompendo com sua dimensão minimalista e mercadológica como formação intelectual de forma fragmentada e de adestramento ao mercado de trabalho.Downloads
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