Os jovens entre a escola e o trabalho

tensões e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110398

Palavras-chave:

Ensino Médio. Educação Profissional e Tecnológica. Juventude. Mundo do Trabalho.

Resumo

O presente artigo discute as relações estabelecidas entre jovens do Ensino Médio, o mundo do trabalho e projetos de vida. Seu objetivo foi compreender as implicações e influências das atuais formas de trabalho para o projeto de vida destes estudantes, utilizando como categorias analíticas as bases conceituais de acumulação flexível e compressão espaço-tempo, de David Harvey (1993).  Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica buscando apreender a complexidade dos desafios da inserção laboral que se apresentam atualmente aos jovens, em consequência das últimas transformações e precarizações que o neoliberalismo vem impondo ao mundo do trabalho. O principal resultado que a pesquisa indicou é que persistem grandes dificuldades das instituições de ensino médio compreenderem as demandas, anseios e expectativas juvenis sobre seus projetos de vida, incluindo tais saberes e práticas em seus conteúdos curriculares e extracurriculares, visando a ressignificação da escola como instituição de socialização, emancipação e cidadania, rompendo com sua dimensão minimalista e mercadológica como formação intelectual de forma fragmentada e de adestramento ao mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Iza Reis Gomes Ortiz, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFRO

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia – UFAM; Professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRO; Professora do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional do Instituto Federal de Rondônia – IFRO; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Criamazônia – Grupo de Pesquisa em Processos de Criação na/da Amazônia do IFRO; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8668-1692 E-mail: iza.reis@ifro.edu.br

Luiz Antonio da Fontoura Colussi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Possui o título de bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Está cursando o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho - Calama, iniciado em 2019 com previsão de conclusão em 2021.

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Publicado

28-04-2021

Como Citar

GOMES ORTIZ, I. R.; COLUSSI, L. A. da F. Os jovens entre a escola e o trabalho: tensões e contradições. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110398. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110398. Acesso em: 5 jun. 2025.

Edição

Seção

Temática especial