A produção de fanzines como recurso para o ensino de leitura e produção de textos
análise de uma experiência com estudantes de cursos técnicos de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.109140Palavras-chave:
Educação, Educação Básica, Ensino MédioResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do gênero textual fanzine no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Descrevem-se os resultados de uma experiência desenvolvida com estudantes de cursos técnicos de nível médio de uma instituição da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, localizada no Sul do país. As produções textuais em análise foram realizadas durante oficinas vinculadas à disciplina de Língua Portuguesa e Literatura e entrelaçadas à temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. Além dos fanzines produzidos pelos alunos, apresenta-se a avaliação da experiência pelos próprios estudantes, por meio da análise de questionários com questões abertas e fechadas, aplicados aos participantes da proposta. Como base teórica, toma-se como referência as produções sobre leitura e escrita na escola e sobre os fanzines como recursos para assegurar o protagonismo dos estudantes. Os resultados apontam que esse gênero se caracteriza como uma ferramenta significativa na formação do sujeito leitor-escritor. Ainda, revelam a possibilidade de inserir a leitura e a escrita em contextos reais de comunicação, de modo a fazer sentido para os estudantes/leitores e produtores de textos, ao mesmo tempo em que efetiva, na escola, o tripé ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.