Gestão pedagógica das escolas da rede estadual de ensino do Paraná
descrição dos aspectos empresariais e burocráticos de organização e sistematização
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.109065Resumo
Este texto trata de uma pesquisa descritiva e bibliográfica que está atrelada às experiências funcionais e do exercício da profissionalidade da autora como coordenadora pedagógica de escolas da rede estadual de ensino do Paraná. Estas experiências são cotejadas com as discussões realizadas por estudiosos das políticas educacionais que analisam as formas pelas quais os processos de gestão educacional são construídos. Neste texto recorrer-se-á aos aportes teóricos que se direcionam às compreensões de Neoliberalismo e a adoção de prerrogativas empresariais no modo como o pensamento e a prática educativa são projetadas no cotidiano da gestão escolar. Buscou descrever, brevemente, o processo de implantação das tutorias pedagógicas nas escolas da rede estadual de educação, a partir do ano de 2019, com o intuito de reverter índices insuficientes relacionados a avaliações externas e outros aspectos avaliativos e metodológicos, que podem ser identificados como mecanismos para tornar a gestão pedagógica das escolas em um espaço gerencial aos moldes da estruturação de empresas.
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