Educação Física e produção discente em um contexto de iniciação à docência
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.106551Palavras-chave:
PIBID, Educação Física, produção do educandoResumo
Dentro do contexto formativo e pedagógico do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o presente relato de experiência tem como objetivo central apresentar a produção dos educandos do ensino médio na problematização da disciplina de Educação Física. Para subsidiar as discussões, o relato mobiliza conceitos de “terceiro espaço” (ZEICHNER, 2010) e de “dialogicidade” (FREIRE, 1987), fundamentando as interlocuções entre o curso de formação de professores e os espaços escolares e propondo o ponto de partida principal para a referida proposta pedagógica. Assim, o relato conta com a descrição do cenário formativo/pedagógico, com a apresentação de alguns componentes da tematização e, principalmente, com a valorização dos conhecimentos construídos pelos educandos na fase da problematização, por meio do detalhamento de algumas produções dos Grupos Temáticos de Trabalho (GTT). Em linhas gerais, destacaram-se três aspectos centrais na produção dos educandos: a apropriação dos conteúdos da tematização; o reconhecimento dos educandos como produtores de conhecimento; e a multiplicidade de temas e formatos dos trabalhos apresentados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.