Um olhar para a seleção de textos e para a experiência em Língua Portuguesa e Literatura: por uma educação linguística e literária antirracista
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.106549Palavras-chave:
ERER. Seleção de textos. Educação Linguística e Literária antirracistaResumo
O presente trabalho tem como objetivo problematizar a seleção de textos das aulas de Língua Portuguesa e Literatura do ensino fundamental, baseando-se nos pressupostos da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), e tematizar a leitura literária pelo viés da experiência dos sujeitos históricos em sociedade. Para tanto, em um primeiro momento, discutimos algumas concepções a respeito da prática da ERER. Em seguida, tratamos da seleção de textos como etapa primordial na construção de um projeto de ensino-aprendizagem. Então, a partir do arcabouço teórico explorado, propomos uma seleção de textos apresentada por meio de tarefas de leitura. Finalmente, entendemos que a seleção de textos e a leitura entendida como uma experiência a ser compartilhada em sala de aula é uma possibilidade de concretização de uma educação linguística e literária antirracista.
.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.