Percepções dos alunos acerca da diversidade étnico-racial no currículo do ensino técnico integrado ao médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106547

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Ensino Médio Integrado, Interdisciplinariedade.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de três rodas de conversa realizadas com alunos do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, nas quais foram discutidas as percepções dos alunos acerca das temáticas referentes às relações étnico-raciais. A metodologia proposta é de natureza qualitativa e caráter exploratório e participante, a partir de uma percepção decolonial e afrocentrada dos processos de produção do conhecimento. Como resultados de nossas análises constatamos que os alunos consideram importante o trabalho em torno das referidas temáticas, reconhecem o processo de apagamento que ainda se mantém acerca das mesmas e propõem possibilidades pedagógicas integradas voltadas para a interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Augusto Rodrigues de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Calama.

Lediane Fani Felzke

Doutora em Antropologia Social. Professora EBBT do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

DE SOUSA, A. R.; FELZKE, L. F. Percepções dos alunos acerca da diversidade étnico-racial no currículo do ensino técnico integrado ao médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.106547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106547. Acesso em: 28 mar. 2024.