Percepções dos alunos acerca da diversidade étnico-racial no currículo do ensino técnico integrado ao médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.106547Palavras-chave:
Lei 10.639/2003, Ensino Médio Integrado, Interdisciplinariedade.Resumo
Esse artigo apresenta os resultados de três rodas de conversa realizadas com alunos do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, nas quais foram discutidas as percepções dos alunos acerca das temáticas referentes às relações étnico-raciais. A metodologia proposta é de natureza qualitativa e caráter exploratório e participante, a partir de uma percepção decolonial e afrocentrada dos processos de produção do conhecimento. Como resultados de nossas análises constatamos que os alunos consideram importante o trabalho em torno das referidas temáticas, reconhecem o processo de apagamento que ainda se mantém acerca das mesmas e propõem possibilidades pedagógicas integradas voltadas para a interdisciplinaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.