O Colégio de Aplicação da UFRJ como unidade extensionista: a educação básica na Universidade como espaço de formação e de produção de saberes entre professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104517

Resumo

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa. Os Colégios de Aplicação, como unidades de Educação Básica universitárias, devem também ser espaços para o desenvolvimento de atividades extensionistas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel do CAp da UFRJ como espaço produtor de ações de extensão. Para tanto, foram levantadas as ações registradas nos anos de 2012 a 2019. As ações desenvolvidas na escola têm dialogado de forma direta ou indireta com a formação de professores. Recentemente parte das ações passou a integrar o Complexo de Formação de Professores, política universitária que visa repensar a formação docente. Avalia-se, portanto, que a partir das ações desenvolvidas, o CAp cumpre seu papel como unidade de Educação Básica Universitária imbuída da produção de conhecimento e da construção de práticas ligadas à formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Van Der Ley Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do setor curricular de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

LIMA, I. V. D. L. O Colégio de Aplicação da UFRJ como unidade extensionista: a educação básica na Universidade como espaço de formação e de produção de saberes entre professores. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104517. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104517. Acesso em: 19 abr. 2024.