Aprendizagens do corpo no projeto de extensão "Comunidade em Cena", do Colégio de Aplicação da UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104497

Resumo

No presente artigo reflete-se sobre o processo de ensino da linguagem teatral no âmbito do projeto de extensão “Comunidade em cena”, que oferece aulas de teatro a professores, estagiários, seguranças, copeiras, faxineiros, assistentes de alunos e mães de alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ. Busca-se evidenciar os impactos da ampliação da expressividade corporal dos participantes nas relações interpessoais em um grupo de atores sociais tão heterogêneo. Tendo por base a metodologia de trabalho desenvolvida por Augusto Boal e o Teatro do Oprimido e as reflexões de Benedictus de Spinoza acerca de mente e corpo, analisa-se de que maneira o redimensionamento das possibilidades corporais e as afetações do corpo contribuíram para a construção de espaço de investigação de si a partir da linguagem teatral. Evidencia-se, no processo, a conquista da consciência corporal como importante elemento para a criação teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maksin Barbosa Oliveira, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO); Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Julia Moraes Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA, M. B.; MORAES RAMALHO, J. Aprendizagens do corpo no projeto de extensão "Comunidade em Cena", do Colégio de Aplicação da UFRJ. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104497. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104497. Acesso em: 16 abr. 2024.