Há insetos por todos os lados: um relato de experiência na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.104429Resumo
Tendo as crianças como protagonistas dos processos de ensino e aprendizagem, este artigo apresenta uma reflexão acerca do trabalho com o tema de pesquisa “Insetos”, em uma turma da Educação Infantil do Núcleo de Educação da Infância - NEI – CAp/UFRN, Colégio de Aplicação vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tema de pesquisa é a metodologia de trabalho utilizada desde a sua reestruração curricular na década de 1980, busca articular os conhecimentos dos diversos campos de experiências, o contexto sociocultural das crianças, seus interesses e suas curiosidades para compreender o objeto de estudo. No relato descrevemos algumas situações que possibilitaram o desenvolvimento de uma ação significativa com as crianças, favorecendo vivências baseadas na dialética do conhecimento. Por fim, evidenciamos os avanços significativos na ampliação dos saberes, das expressões e das linguagens das crianças.
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