Troca de saberes e fazeres indígenas e quilombolas no colégio de aplicação João XXIII: educação para a democracia por meio da interculturalidade crítica da educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.104101Resumo
Ao dialogar com os formandos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII sobre a resistência a determinados temas, surgiu o desejo de analisar como se elencavam os conteúdos na Educação Física nesta escola. Este trabalho pretende divulgar os processos de desenvolvimento de aulas sobre danças tradicionais, embasadas no direito ao conhecimento da diversidade cultural brasileira, que culminou na organização do evento “Troca de saberes e fazeres indígenas e quilombolas”. Por meio de um estudo etnográfico com noventa formandos e dois professores, analisou-se o diário de campo de cinco estagiários pela linha interpretativa da Antropologia Social. Concluiu-se que, a partir da interculturalidade crítica, professores e alunos foram motivados a repensar todo o funcionamento do ensino voltado para princípios democráticos, e, com isso, realizar um evento para todas as comunidades envolvidas.Downloads
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