Limites e possibilidades do Atendimento Educacional Especializado numa escola de tempo integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.102435

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da organização do AEE (Atendimento Educacional Especializado) num colégio de aplicação organizado em tempo integral, percebendo-se diversas potencialidades e limitações, que precisam ser discutidas e amadurecidas entre toda a comunidade escolar. Paralelamente, é preciso produzir conhecimento para munir o Poder Legislativo de elementos que possam contribuir na proposição de leis que favoreçam os estudantes PAEE (Público-Alvo da Educação Especial) de fato, especialmente quando se trata de crianças com necessidades especiais, que ficam durante boa parte do dia no ambiente escolar. A metodologia adotada foi a observação participante, na qual os atores/autores estão envolvidos diretamente na problemática apresentada. À guisa de conclusão, considera-se que o país inteiro ainda está num processo inicial de discussão para construção, implementação e consolidação do AEE nas escolas, apesar da relativa antiguidade da obrigatoriedade legal da oferta dessa modalidade educacional.

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Biografia do Autor

Marcos Elias Sala, Centro Pedagógico da UFMG

Professor de Geografia do Centro Pedagógico da UFMG

Kênia Santos Moreno, Centro Pedagógico da UFMG

Professora substituta de AEE

Amanda Aparecida Pereira Duarte

Professora substituta do Centro Pedagógico da UFMG

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

SALA, M. E.; MORENO, K. S.; DUARTE, A. A. P. Limites e possibilidades do Atendimento Educacional Especializado numa escola de tempo integral. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.102435. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/102435. Acesso em: 28 mar. 2024.