Prorrogação do prazo de submissão - Temática Especial 3/2024

02-09-2024

Informamos que o prazo limite para submissão de textos para a Temática Especial 3/2024 foi prorrogado até o dia 15/09/2024. O dossiê recebe trabalhos sobre Educação antirracista e futebol, conforme as normas de submissão da revista. Além de trabalhos referentes ao assunto das temáticas especiais, as outras seções estão abertas para quaisquer assuntos relacionados à pesquisa e aos relatos de experiências em Educação Básica. A seção Cadernos dos Alunos recebe textos escritos por alunos da Educação Básica, como ensaios, reflexões e seus trabalhos de pesquisa em iniciação científica.

Temática Especial 3: Educação antirracista e futebol

Em 2023, em uma iniciativa inédita, inicia-se no Brasil o INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos de Futebol Brasileiro, aprovado pela Chamada n° 58/2022 (Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), tendo como objetivo principal ser um suporte para uma rede nacional interdisciplinar de pesquisadores e estudiosos do futebol brasileiro. O futebol, enquanto manifestação corporal e cultural brasileira, passa a ser valorizado sob o viés interdisciplinar das Humanidades, procurando compreendê-lo nas suas redes de significação, analisando suas configurações em seus múltiplos cenários (esportivo em si, mas também político, econômico, midiático, educacional e cultural, por exemplo). Constata-se que a partir do esporte, enquanto um campo específico, mas, mais particularmente, no universo do futebol, temos um importante veículo que reflete modos de pensar e agir, formas comportamentais que explicitam ideologias das mais diversas, seja em relação à raça/etnia, gênero, classes sociais etc. Neste dossiê, estimulamos a produção e veiculação de pesquisas empíricas, teóricas e documentais, mas também de ensaios, relatos de experiências e resenhas, que tenham como foco a discussão sobre Educação antirracista e futebol, em perspectivas interdisciplinares, cujo foco se direciona às discussões e possibilidades na educação básica, tendo em vista as implicações dessas discussões em contextos escolares/formativos, nos seus vários componentes curriculares. Para a composição do Dossiê, serão recebidos artigos frutos de investigações científicas originais e inéditos, resultantes de atividades que envolvem ensino, extensão e pesquisa que envolvam processos referentes à Educação Básica ou que se relacionem com a Educação de uma forma geral, contribuindo tanto ao campo acadêmico como também ao campo escolar (artigos empíricos, artigos de revisão, ensaios, relatos de experiência e resenhas).

Organizadores: Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba (UFS), Prof. Dr. Daniel Giordani Vasques (UFRGS), Prof. Dr. Silvio Ricardo da Silva (UFMG), Prof. Dr. Antonio Jorge Soares (UFRJ)