Chamada para Temática Especial 1/2024 - História e memória do Colégio de Aplicação da UFRGS: 70 anos de ensino, de extensão e de pesquisa

05-10-2023

A Comissão Editorial da Revista Cadernos do Aplicação (UFRGS) informa que estão abertas as submissões de textos para a Temática Especial 1, da edição de 2024, intitulada: "História e memória do Colégio de Aplicação da UFRGS: 70 anos de ensino, de extensão e de pesquisa". O prazo para submissão vai até 31 de janeiro de 2024, que deverá ser realizada conforme as normas da revista.

Além de trabalhos referentes ao assunto das temáticas especiais, as outras seções da revista estão abertas para textos relacionados à Educação Básica. A seção Cadernos dos Alunos também recebe textos escritos por estudantes da Educação Básica, como ensaios, reflexões e seus trabalhos de pesquisa em iniciação científica.

O presente dossiê tem por objetivo congregar estudos acadêmicos e relatos de memórias sobre a contribuição do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp/UFRGS) para a Educação Básica e para a formação de professores/as, por meio de atividades e de projetos no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa. Em 70 anos de história (1954-2024), o CAp, como é carinhosamente denominado pela comunidade escolar, passou por diferentes contextos – sociais, políticos e econômicos –, os quais impactaram na sua história e nas suas práticas pedagógicas. Situação semelhante ocorre em relação ao perfil do seu corpo discente, que reflete diferentes políticas públicas a partir das quais as portas do CAp/UFRGS se abriram para estudantes de baixa renda, estudantes autodeclarados negros/as e estudantes público-alvo da educação especial. Trata-se de parcelas da população da Grande Porto Alegre que, em outros períodos, não tinham tido acesso a essa instituição escolar. São distintas as experiências e as memórias de discentes e de docentes que tiveram sua formação ou sua atuação profissional nas diferentes sedes do Colégio de Aplicação (no Campus Central, nas salas de aulas de madeira ou no prédio de alvenaria da FACED, ou no prédio atual, desde 1996, no Campus do Vale). A essa variedade de sujeitos, de espaços e de tempos, agregam-se as experiências e os relatos do tempo de pandemia e de pós-pandemia. Considerando tais marcos, o presente dossiê visa captar estudos acadêmicos e relatos de memória, tanto no universo do ensino quanto nas esferas da extensão e da pesquisa, que reflitam sobre o CAp/UFRGS e suas práticas pedagógicas como uma construção histórica, que foi se transformando ao longo de 70 anos, e, hoje, revela sua atual identidade, a qual constitui uma das esferas de atuação da universidade. Serão aceitos textos encaminhados conforme as normas de submissão da revista.

Organizadores da Temática Especial 1: Prof. Dr. Adauto Locatelli Taufer, Prof. Dr. Marcelo Maciel e Prof. Dr. Vanderlei Machado.