CONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.97000Palabras clave:
Capital humano, diferenciais de rendimentos, retorno da escolaridade, modelo não linear.Resumen
Os objetivos deste trabalho consistem nos seguintes: 1) verificar se os investimentos e educação em nível setorial são crescentes ou decrescentes; 2) se ocorre o efeito espraiamento do conhecimento dos setores de alta tecnologia para os demais setores; 3) se existe o efeito threshold educacional em nível setorial. A primeira hipótese decorre do fundamento proposto por Acemoglu (1996) e dos modelos de crescimento econômico de Lucas (1988) e Romer (1990). A segunda hipótese é derivada do trabalho de Dias et al. (2014). A terceira foi proposta por Dias e McDemortt (2012) e Dias (2018) onde os benefícios dos retornos crescentes ocorrem somente após um determinado nível educacional na América Latina. Os dados utilizados são da PNAD de 2006 e 2015, o que permitiu comparar os efeitos no tempo. As estimativas demonstraram que os setores apresentam retornos crescentes e o efeito espraiamento está presente em quase todos eles. A hipótese de que existe um threshold educacional foi confirmada e o valor é em torno de 9,0 anos de escolaridade em média nos setores. Os benefícios de ganhos de produtividade crescente advindo da acumulação de educação nos setores ainda estão por ocorrer na maioria dos setores analisados.
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