CONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZIL

Autores/as

  • Michele Aparecida Nepomuceno Pinto Universidade Estadual de Maringá
  • Joilson Giorno Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.97000

Palabras clave:

Capital humano, diferenciais de rendimentos, retorno da escolaridade, modelo não linear.

Resumen

Os objetivos deste trabalho consistem nos seguintes: 1) verificar se os investimentos e educação em nível setorial são crescentes ou decrescentes; 2) se ocorre o efeito espraiamento do conhecimento dos setores de alta tecnologia para os demais setores; 3) se existe o efeito threshold educacional em nível setorial. A primeira hipótese decorre do fundamento proposto por Acemoglu (1996) e dos modelos de crescimento econômico de Lucas (1988) e Romer (1990). A segunda hipótese é derivada do trabalho de Dias et al. (2014). A terceira foi proposta por Dias e McDemortt (2012) e Dias (2018) onde os benefícios dos retornos crescentes ocorrem somente após um determinado nível educacional na América Latina. Os dados utilizados são da PNAD de 2006 e 2015, o que permitiu comparar os efeitos no tempo. As estimativas demonstraram que os setores apresentam retornos crescentes e o efeito espraiamento está presente em quase todos eles. A hipótese de que existe um threshold educacional foi confirmada e o valor é em torno de 9,0 anos de escolaridade em média nos setores. Os benefícios de ganhos de produtividade crescente advindo da acumulação de educação nos setores ainda estão por ocorrer na maioria dos setores analisados.

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Biografía del autor/a

Michele Aparecida Nepomuceno Pinto, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda da Universidade Estadual de Maringá. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

2023-08-07

Cómo citar

Pinto, M. A. N., & Giorno, J. (2023). CONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZIL. Análise Econômica, 40(82). https://doi.org/10.22456/2176-5456.97000

Número

Sección

Artigos