CONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZIL

Autores

  • Michele Aparecida Nepomuceno Pinto Universidade Estadual de Maringá
    • Joilson Giorno Universidade Estadual de Maringá

      DOI:

      https://doi.org/10.22456/2176-5456.97000

      Palavras-chave:

      Capital humano, diferenciais de rendimentos, retorno da escolaridade, modelo não linear.

      Resumo

      O objetivo deste trabalho é triplo. Primeiro, estimar os retornos para a educação a nível setorial a fim de verificar a hipótese desses retornos serem crescentes. Segundo, usar o estoque de conhecimento superior presente nos setores de serviços de alta tecnologia para testar a hipótese do efeito transbordamento. Terceiro, verificar se existe o efeito threshold educacional em nível setorial. A primeira hipótese está ligada aos trabalhos de Acemoglu (1996), Lucas (1988) e Romer (1990). A segunda é derivada do trabalho de Dias et al. (2013). A terceira é proposta por Dias e McDemortt (2012) e Dias (2017), que afirmam que os benefícios dos retornos crescentes ocorrem somente após um determinado nível educacional na América Latina. Os dados utilizados são da PNAD de 2006 e 2015, o que permite comparar os efeitos no tempo. As estimativas mostraram que os setores apresentam retornos crescentes e o efeito espraiamento está presente em quase todos eles. A hipótese de que existe um threshold educacional foi confirmada e o valor é em torno de 9,0 anos de escolaridade, em média, nos setores. Os benefícios de ganhos de produtividade crescente advindos da acumulação de educação nos setores ainda estão por ocorrer na maioria dos setores analisados.

      Downloads

      Não há dados estatísticos.

      Biografia do Autor

      Michele Aparecida Nepomuceno Pinto, Universidade Estadual de Maringá

      Doutoranda da Universidade Estadual de Maringá. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul.

      Downloads

      Publicado

      2023-08-07

      Como Citar

      Pinto, M. A. N., & Giorno, J. (2023). CONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZIL . Análise Econômica, 40(82). https://doi.org/10.22456/2176-5456.97000

      Edição

      Seção

      Artigos