IMPACTO DO BULLYING NA PERFORMANCE ESCOLAR

Autores

  • Vivian dos Santos Queiroz Orellana Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Graziele Peixoto Souza Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Pedro Henrique Soares Leivas Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.93726

Palavras-chave:

Performance escolar, bullying, propensity score matching

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos do bullying na performance escolar dos alunos brasileiros. Utiliza-se o procedimento de propensity score matching para encontrar alunos não envolvidos com bullying comparáveis aos envolvidos com a prática. São utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) de 2015 de discentes do nono ano do ensino fundamental. Os principais resultados do trabalho indicam que praticar bullying diminuiu a performance escolar em até 1,9%, ao passo que ser vítima de bullying aumentou a performance em até 2,6%. Esses achados apontam a necessidade de identificar os grupos mais propensos a cometer bullying e desenvolver políticas públicas que promovam a prevenção dessa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Orellana, V. dos S. Q., Souza, G. P., & Leivas, P. H. S. (2022). IMPACTO DO BULLYING NA PERFORMANCE ESCOLAR. Análise Econômica, 40(81). https://doi.org/10.22456/2176-5456.93726

Edição

Seção

Artigos