Protocolos de avaliação da deglutição: Norteadores e limitações

Jordana Balbinot, Gabriela de Castro Machado, Luise Stumpf Hübner, Caroline Santana Real, Alana Versa Signorini, Sílvia Dornelles

Abstract


 

Introdução: A disfagia é um sintoma de alteração no processo da deglutição, que acarreta dificuldade em formar ou mover o bolo alimentar de forma segura e eficiente. Os métodos investigativos da disfagia se dividem em avaliação clínica e instrumental, os quais necessitam de protocolos que conduzam suas práticas. O objetivo desse estudo foi elencar informações acerca dos protocolos utilizados pelos fonoaudiólogos responsáveis pelas avaliações da deglutição em adultos e idosos de um hospital público de referência, compilar elementos norteadores e limitações desses instrumentos e verificar a necessidade da elaboração de um protocolo moldado à instituição.

Métodos: Estudo qualitativo realizado em um hospital público de referência. Seis fonoaudiólogos, que executam as avaliações clínicas e instrumentais da deglutição na população adulta e idosa, responderam um questionário, o qual buscou informações acerca dos protocolos utilizados na prática clínica dos participantes. Os dados obtidos foram analisados por meio do método de análise temática do conteúdo.

Resultados: Os dados foram agrupados em quatro categorias temáticas: Falta de Itens, Limitações da Oferta, Elementos Norteadores e Limitações ao Exame Instrumental. Todos os participantes afirmaram utilizar protocolos de marcação de dados em suas avaliações, referiram que os mesmos apresentam limitações e confirmaram a necessidade da criação de um protocolo de avaliação moldado às demandas da instituição.

Conclusões: Verificou-se a demanda da criação de um protocolo para avaliação clínica e instrumental da deglutição de adultos e idosos, customizado ao hospital estudado. Foram identificados elementos norteadores e limitações nos instrumentos utilizados pelos participantes, os quais contribuirão para a construção de um protocolo moldado à instituição.

Palavras-chave: Transtornos de deglutição; protocolos clínicos; avaliação; diagnóstico; indicadores


Keywords


Transtornos de deglutição; protocolos clínicos; avaliação; diagnóstico; indicadores



Copyright (c) 2019 Clinical & Biomedical Research

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.