Em busca de práticas decolonizadoras: WITRAL o tear mapuche e suas abordagens didáticas

Patricia Raquimán Ortega

Resumo


Este artigo sistematiza a experiência de uma disciplina opcional do curso de pedagogia em artes visuais da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação do Chile, a qual tem como objetivo aprender a técnica de Witral a partir de seus aspectos técnicos, simbólicos e culturais. A abordagem tem sido feita com um pequeno grupo de participantes que deseja experimentar os costumes das mulheres mapuches no seu exercício diário de tecer. Apresenta-se uma reflexão teórico-prática da técnica do tear e seus significados no espaço escolar a partir do desenho de estratégias didáticas para diferentes níveis educacionais. Esta experiência pretende, por um lado, ser um complemento à formação de um(a) professor(a) de artes visuais com uma identidade cultural e patrimonial da cultura mapuche. Por outro lado, é um aporte para a construção de uma identidade profissional pedagógica que valorize a herança e as culturas originais do Chile a partir de referentes conceituais decolonizadores, permitindo uma reflexão didática das possíveis aplicações que o Witral pode ter na formação artístico-artesanal de crianças e jovens estudantes.

Palavras-chave


Witral tear mapuche. Didática das Artes Visuais. Decolonização.

Texto completo:

PDF (Español (España))

Referências


BECCO, Alejandra. Arte mapuche. Buenos Aires: Artemisa, 2017.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre el colonialismo. Madrid: AKAL, 2015.

FIADONE, Alejandro. Simbología Mapuche en territorio tehuelche. Buenos Aires: Maizal, 2007.

GIODANO, Cristina. Telar vertical del pueblo mapuche. Buenos Aires: Editorial Guadal, 2016.

MASTANDREA, María. Telar mapuche de pie sobre la tierra. 4ª edición. Buenos Aires: Guadal, 2008.

MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.

PARENTINI, Luis Carlos. Introducción a la etnohistoria mapuche. Santiago de Chile: Ediciones de la Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos, 1996.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen: miradas ch´ixi desde la historia andina. 2. reimp. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Santiago de Chile: LOM, 2013.

TARANTO, Enrique; MARÍ, Jorge. Manual de telar mapuche. Buenos Aires: Maizal, 2007.

TARANTO, Betty; MARÍ, Jorge. Manual de telar mapuche el mestizaje. Buenos Aires: Maizal, 2014.

TUHIWAI SMITH, Linda. A descolonizar las metodologías: investigación y pueblos indígenas. Santiago de Chile: LOM, 2016.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92907

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.