Artes visuais e tecnologias na educação: história e contemporaneidade

Autores

  • Cecilia Vazquez Universidade de Buenos Aires – UNGS, Buenos Aires
  • Rosângela Fachel de Medeiros Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS
  • Marion Divério Faria Pozzi
  • Adrise Ferreira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92433

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Vazquez, Universidade de Buenos Aires – UNGS, Buenos Aires

Es Licenciada em Ciencias de la Educación. Cursó la Maestría en Tecnología Educativa (Universidad de Buenos Aires — UBA). Se especializa en tecnología educativa integrando equipos de trabajo que desarrollan proyectos de innovación en temas de inclusión de tecnologías en educación. Se desempeñó como coordinadora en el área pedagógica de la UNTREF Virtual, actualmente integra el equipo de educación de Chequeado y Chicas en Tecnología. Asimismo realiza asesoría en proyectos sobre virtualización de contenidos. Es docente virtual en cursos de formación docente. Participa en diferentes investigaciones relacionadas al tema de educación y tecnologías. Integra el equipo de trabajo del Diploma en Currículum y Prácticas Escolares en Contexto (FLACSO).

Rosângela Fachel de Medeiros, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS

Doutora e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES). Professora do Curso de Letras e do Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Atualmente, é professora visitante do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. É colíder do Grupo de Pesquisa "Narrativas Contemporâneas e Estudos Culturais" (CNPq/URIFW), e participa também dos GPs "Cinema Latino-Americano" (CNPq/UFF) e "Cinema da América Latina e Vanguardas Artísticas — GECILAVA— (CNPq/UNIFESP). Integra a Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales — RedINAV, e a Red de Investigadores sobre Cinema Latinoamericano — RICiLa. Atua em comitês editorias de revistas nacionais e internacionais e é Editora da Revista Língua & Literatura. Atualmente, sua principal área de interesse são as narrativas audiovisuais latino-americanas contemporâneas, temática que norteia seus projetos de ensino, pesquisas e extensão.

Marion Divério Faria Pozzi

Professora Adjunto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotada no Departamento de Design e Expressão Gráfica. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PGEDU/UFRGS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROPAR/UFRGS. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura FA/UFRGS. Experiência em pesquisa no campo da Semiótica Discursiva/ Semiótica Visual com ênfase em linguagens sincréticas e na Habitabilidade das edificações com ênfase em iluminação natural. Experiência em extensão na abordagem do Design Social. Experiência acadêmica nas áreas de Arquitetura, Engenharias, Design Visual e Design de Produto com ênfase em linguagens sincréticas e linguagens gráficas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte GEARTE/ UFRGS.

Adrise Ferreira de Souza

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEDU/UFRGS. Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professora Substituta de fotografia no curso de Design da UFPEL.  Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES. Ministrou aulas de Artes para os níveis fundamental e médio. Desenvolve fotográficos autorais e práticas de pesquisa com foco no ensino de fotografia explorando as possibilidades de produções imagéticas.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

VAZQUEZ, C.; MEDEIROS, R. F. de; POZZI, M. D. F.; SOUZA, A. F. de. Artes visuais e tecnologias na educação: história e contemporaneidade. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92433. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92433. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artes visuais e tecnologias na educação: história e contemporaneidade