WorldView: Interseções Culturais em Arte Contemporânea

Dionne Custer Edwards

Resumo


WorldView: Intersecções Culturais em Arte Contemporânea é um programa de aprendizagem que permite a alunos participarem em aprendizagem culturais globais através das artes. Cada ano, WorldView examina um tema novo de impacto social global e insere experiências com o trabalho de um artista contemporâneo como uma forma dos alunos acessarem e explorarem simultaneamente questões globais atuais e conceitos da arte contemporânea. Através de WorldView, alunos e educadores se engajam criativamente com questões sociais diferentes. Este artigo examinará os métodos e práticas do programa, apresentando WorldView: Brazil, uma colaboração programática do Wexner Centro das Artes. O programa WorldView: Brazil incorporou artes visuais e filmes brasileiros, centrando-se em Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil (exibição), Doméstica (filme por Gabriel Mascaro), e Wasteland (filme por Lucy Walker). O programa criou uma experiência de aprendizado que integrou arte, cultura, identidade, estudos sociais, e humanidades.


Palavras-chave


Aprendizagem Global. Aprendizagem de Artes. Arte Contemporânea. Filme. Brasil.

Texto completo:

PDF (English)

Referências


BERSSON, Robert. Why Art Education Lacks Social Relevance: A Contextual Analysis. Art Education, v. 39, n. 4, p. 41–45.1986, JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/3192988.

DOMÉSTICA. Dir. Gabriel Mascaro. Perf. Flávia Santos Silva, Helena Araújo, Dilma dos Santo Souza, Lucimar Roza. FiGa Films, 2012.

GAUDELIUS, Yvonne & SPEIRS, Pegg. (Eds.) Contemporary Issues in Art Education. Upper Saddle River, NJ: Pearson. 2002.

HORRIGAN, Bill; VERNANCIO FILHO, Paulo; LANGE, Jennifer; TEJO, Christiana & STULTS, Chris. An Idea in the Hand and a Camera in the Head. In: BREMNER, A. & SHAFER, R. (Eds.), Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil. Columbus: Wexner Center for the Arts, 2014. (pp. 153- 163)

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. New York: Cambridge University Press. 1991.

ROSENBLUM, Paula. The Popular Culture and Art Education. Art Education, v. 34, n.1, p. 8-11. doi: 10.2307/3192515. 1981.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.89345

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


       

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.