O que pode ser aprendido sobre alfabetização artística através da dança? Um ensaio especulativo

Kimber Andrews, Flavia Bastos

Resumo


Neste ensaio visual, discutimos a Dança na Cidade, um curso que examina as múltiplas dimensões, contextos e propósitos da dança através de uma pedagogia inovadora. Com base em nossa pesquisa e prática como educadores de dança e artes visuais, desenvolvemos nosso curso e suas experiências de aprendizagem em torno de uma noção de alfabetização em dança, na qual interpretar e criar dança / movimento são considerados atos complementares, que ocorrem dentro de um contexto sociocultural. Nossa visão era desenvolver um curso que explorasse o amplo contexto da dança para criar uma oportunidade rara para os alunos se engajarem com uma forma de arte que costuma ser amplamente ignorada no ensino superior. Do nosso ponto de vista especulativo sobre a pedagogia da dança, demonstramos como a trajetória especulativa de cada aluno em nosso curso pode levar a imaginar e incorporar futuros e diferentes maneiras de conhecer a arte, a dança e o mundo.


Palavras-chave


Reflexividade. Alfabetização em dança. Aprendizagem com o corpo. Pedagogia especulativa.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.89344

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