Emoticons e Letramento Visual: Pedagogia da Imagem

Ana Valéria de Figueiredo da Costa, Isabel Almeida Carneiro

Resumo


Você está em silêncio e, de repente, seu telefone celular emite um som avisando que chegou mensagem pelo aplicativo whatsapp, popularmente conhecido com zap. Por um momento, a atividade que se realiza é interrompida. Não se lê nenhuma palavra escrita; aparece apenas figurinha (conhecida como emoji, emoticon ou smile) avisando que a resposta que se esperava é positiva. Sem nenhuma palavra escrita ou gravada, você - e eu também – entendemos que tudo está bem resolvido.  A partir dessa contextualização, tomando por base a força da imagem como comunicação e, ainda, a facilidade de acesso às novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos dispositivos móveis, o presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a utilização de imagens para a comunicação sem palavras, porém repleta de significados partilhados.


Palavras-chave


Emoticons. Letramento visual. Leitura de imagem.

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, J. A imagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

DIDI-HUBERMANN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia. Rio de Janeiro: Contraponto/ Museu de Arte do Rio, 2013.

FREITAS, Ana. Você sabe qual é a história da invenção do emoticon? Aqui está ela ;-). In: Nexo jornal. Disponível em:

. Acesso em: 15 dez. 2016.

JANSEN, Thiago. Emoticon, a criação despretensiosa que teve sucesso na internet. In: Jornal O Globo online, de 3 de abril de 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2016.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO/34, 2005 a.

RODRIGUES, Walace. Letramento visual em classes de licenciatura em pedagogia/PARFOR. Revista Didática Sistêmica, v. 17, n. 1, p. 83 – 94, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2016.

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar, Curitiba, n. 27, p. 203-219, 2006.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26ª Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas, 2003. Disponível em: . Acesso 15 set. 2016.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen. Prensa, cine, televisión. Barcelona: Paidós, 1984.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.89140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.