Práticas e técnicas corporais promovendo a presença de artistas com deficiência na cena contemporânea

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.71266

Palavras-chave:

Práticas corporais. Artistas com deficiência. Acessibilidade atitudinal. Artes Cênicas.

Resumo

A ampliação do acesso de artistas com deficiência às artes da cena pode ser possibilitada a partir da flexibilização de algumas técnicas e práticas, bem como da emergência de práticas baseadas em pressupostos menos restritivos. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre práticas e técnicas corporais reconhecidas enquanto somáticas podendo se fazer presentes em processos criativos de modo a promover a presença de artistas com deficiência na cena. Abordando a acessibilidade pelo aspecto atitudinal, as práticas corporais são reconhecidas enquanto acessíveis não só pelos modos flexíveis de abordagens do movimento, mas, principalmente, pela proposição de interação entre os participantes que mobiliza dinâmicas de privilégio e poder.

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Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS

Marcia Berselli é professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

BERSELLI, M. Práticas e técnicas corporais promovendo a presença de artistas com deficiência na cena contemporânea. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.71266. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/71266. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes