Notas sobre uma Residência Pedagógica no Museu de Arte do Rio

Autores

  • Angélica Vier Munhoz Centro Universitário UNIVATES — UNIVATES, Lajeado/RS, Brasil
  • Cristiano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Betina Silva Guedes Universidade do Vale do Rio dos Sinos — UNISINOS, São Leopoldo/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.67052

Palavras-chave:

Residência pedagógica. Mediação. Roland Barthes. Texto.

Resumo

O presente artigo parte de uma residência pedagógica realizada no Museu de Arte do Rio (MAR), para desenvolver uma análise das práticas produzidas pelos educadores que lá atuam. Essa análise coloca foco no espaço instaurado a partir das interlocuções realizadas entre público e obra, significando-o como um texto. Para tanto, estabelece com Roland Barthes o esteio teórico que subsidia o mapeamento de percepções e sensações realizado. Metodologicamente, cria formas de apontar ressonâncias entre as práticas de mediação desenvolvidas pelos educadores, um funcionamento curricular aberto à imprevisibilidade dos encontros, e a potência das múltiplas dimensões dos espaços engendrados nessa rede que tem por base a educação. Por fim, faz-se a defesa da mediação enquanto uma prática comprometida com a supressão do distanciamento existente entre os desejos do autor e a experiência do espectador, de maneira que a vivência artística seja, sobretudo, um convite à criação de novos sentidos: para a obra, para a arte, para a vida.

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Biografia do Autor

Angélica Vier Munhoz, Centro Universitário UNIVATES — UNIVATES, Lajeado/RS, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa de doutorado sanduíche Capes na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique. Atualmente é Professora Titular do Centro Universitário Univates nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação — Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino. É líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS/CNPq). Coordena o projeto de extensão Formação pedagógica e pensamento nômade. 

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professor Adjunto no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou no Centro Universitário Univates (2012-2016), desempenhando diversas atividades nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. É membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates), DIF – Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS) e Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS/CNPq). Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Com Foucault, Deleuze e Barthes, pesquisa estratégias de criação em meio às formações curriculares contemporâneas.

Betina Silva Guedes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos — UNISINOS, São Leopoldo/RS, Brasil

Professora e Artista Visual. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS) atuando na graduação. É também coordenadora do Projeto Provocações, em desenvolvimento na mesma universidade. O Provocações tem como objetivo promover o trabalho docente como um território de criação pautado na experiência estética, produzindo um contexto permanente de interlocução entre arte e educação na escola e na universidade. As pesquisas que desenvolve atualmente abordam as relações entre arte, educação e formação de professores. Em relação aos seus processos artísticos, tem como eixo a memória e suas articulações com a cidade, o corpo e a escrita.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

MUNHOZ, A. V.; COSTA, C. B. da; GUEDES, B. S. Notas sobre uma Residência Pedagógica no Museu de Arte do Rio. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 3, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.67052. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/67052. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais em espaços não formais de educação