(In) versões didáticas: possibilidades poéticas para processos de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.63638Resumo
Conhecimentos sobre as imagens e pelas imagens resultam de um trabalho de relação, de um trabalho de montagem, pelo qual situamos, em ação relacional, indícios, textos, lacunas e outras imagens visíveis ou não. Trata-se de um trabalho de imaginação: “imiscuir-se” nas imagens, ativando-as em montagem a outras imagens ou textos, impulsionando um movimento relacional que “age sobre a nossa própria atividade de saber e de pensar”. “Para saber, é preciso imaginar-se”. Partindo dessas considerações, abordaremos nesse texto as imagens – visíveis e não-visíveis - e a imaginação como possibilidades de formação docente. Apresentaremos algumas das variações conceituais sobre imagem em sua relação com o saber, enfatizando a revisão epistemológica que revitaliza e reposiciona o valor e a função das imagens e da imaginação no processo cognitivo e, sobretudo, como possibilidades de um processo de formação docente voltado ao ensino das artes, delineado pela assunção da importância, necessidade e inseparabilidade do exercício da inteligibilidade e sensibilidade.
Downloads
Referências
BATAILLE, G. L’expérience intérieure. Éditions Gallimard. Paris, 1973.
BAUDELAIRE, C. “Novas Notas Sobre Edgar Poe”. In: LOURENÇO, J. F. (2006) A invenção da
Modernidade (Sobre Arte, Literatura e Música). Relógio D´Água Editores. Lisboa, 2006, pp. 94-111.
___ “A Rainha das Faculdades”. In: Lourenço, J. F. A invenção da Modernidade (Sobre Arte,
Literatura e Música). Relógio D´Água Editores. Lisboa, 2006, p. 157-161.
DIDI-HUBERMAN, G. Ante el Tiempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Adriana
Hidalgo editora. Buenos Aires, 2008a.
___ Atlas ou a Gaia Ciência Inquieta. KKYM. Lisboa, 2013.
___Cuando las imágenes tocan lo real. Disponível em:
<http://www.macba.cat/uploads/20080408/Georges_Didi_Huberman_Cuando_las_imagenes_tocan_l
o_real.pdf>. Acesso: 29 mar. 2016.
___ Cuando las imágenes toman posición. A. Machado Libros. Madrid, 2008b.
___ Imagens Apesar de Tudo. KKYM. Lisboa, 2012.
___ L’image ouverte: motifs de l’incarnation. Éditions Gallimard. Paris, 2007a.
___ O que vemos, o que nos olha. Editora 34. São Paulo, 2005.
___ “Un conocimiento por el montaje” In: Revista Minerva. Revista electrónica. Numero 5. Revista
del Círculo de Bellas Artes. Disponível em:
<http://www.circulobellasartes.com/fich_minerva_articulos/Un__conocimiento__por__el__montaje_%2
%29.pdf>. Acesso: 29 mar. 2016.
DUSSEL, I; ABRAMOWSKI, A.; IGARZÁBAL, B.; LAGUZZI, G. “Aportes de la Imagen en la
Formación Docente: Abordajes conceptuales y pedagógicos”. In: Documento Pedagogias de la
Imagen (2010). Instituto Nacional de Formación Docente. Proyecto Red de Centros de Actualización
e Inovación Educativa (C.A.I.E). Disponível em:
<http://cedoc.infd.edu.ar/upload/24_2010_Documento_Pedagogias_de_la_Imagen__Ines_Dussel_y_
otros_version_preliminar.pdf>. Acesso: 29 mar. 2016.
LABORIE, A. T. “Climatosofía de la formación artística”. In: 1ª. Bienal de Educación Artística: Arte y
Educación Geografía de um vínculo. Disponível em:
<http://educacion.mec.gub.uy/innovaportal/file/45270/1/libro_bienal.pdf>. Acesso: 29 mar. 2016.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Orfeu Negro. Lisboa, 2010.
SARTRE, J-P. A imaginação. L&PM. Porto Alegre, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.