Leitura visual e educação estética de crianças

Autores

  • Maria Helena Wagner Rossi Universidade de Caxias do Sul - UCS - Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.58085

Palavras-chave:

Leitura visual. Pensamento estético infantil. Educação estética de crianças. / Visual reading. Children's aesthetic thought. Children's aesthetic education.

Resumo


Este artigo aborda relações entre leitura visual e educação estética de crianças. Traz exemplos de leituras de imagens em contexto escolar, analisando depoimentos de crianças para explicitar a natureza de sua compreensão estética. Tece críticas a abordagens que não respeitam a construção do conhecimento estético de crianças. Argumenta que a mediação estética pode ser adequada e significativa para as crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental desde que considere a natureza do seu pensamento estético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Wagner Rossi, Universidade de Caxias do Sul - UCS - Caxias do Sul/RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela UFRGS. Cursou Licenciatura em Desenho e Plástica na UFRGS. É professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. É professora/pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS). É líder do Grupo Interdisciplinar Arte, Cultura e Patrimônio – CNPq/UCS e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Arte (GEARTE) – CNPq/PPGEDU/UFRGS. É vice-presidente da FAEB (Federação de arte-educadores do Brasil) no biênio 2014-2016. Tem publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre leitura de imagens e compreensão estética visual. É autora do livro Imagens que falam: leitura da arte na escola, publicado pela Editora Mediação em 2003 (5ª edição: 2011; PNBE: 2011).

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

ROSSI, M. H. W. Leitura visual e educação estética de crianças. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.58085. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/58085. Acesso em: 25 abr. 2025.