Reflexões sobre a experiência estética na educação

Autores

  • Gilvânia Maurício Dias de Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Natal/RN

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.56448

Palavras-chave:

Estética. Experiência estética. Práticas docentes. Educação estética de crianças. / Aesthetic. Aesthetic experience. Teaching practices. Children’s aesthetic education.

Resumo


Este artigo trata da tessitura de algumas interfaces entre as teorias de Dewey e Merleau-Ponty para apontar possíveis desdobramentos e contribuições para organização de práticas docentes que se preocupem com a educação estética de crianças. O tema da experiência estética vem se tornando recorrente nas produções contemporâneas sobre educação, Arte/Educação e educação da infância. Para abordar os significados de experiência estética, optamos por autores como Dewey e Merleau-Ponty, pois esses autores se debruçam sobre o conceito de experiência estética, considerando as relações que o sujeito estabelece em seu contato significativo no e com o mundo que o cerca. Dessa forma, no texto, buscamos trazer a dimensão estética como parte da experiência vivida que ocorre no encontro entre o sujeito e o mundo como uma contribuição significativa às práticas docentes enfatizando a educação estética de crianças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvânia Maurício Dias de Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Natal/RN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização em Administração Educacional pela UFRN. Graduação em Pedagogia pela UFRN. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada no Núcleo de Educação da Infância, noColégio de Aplicação. Atua na Educação Infantil e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

PONTES, G. M. D. de. Reflexões sobre a experiência estética na educação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.56448. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/56448. Acesso em: 28 mar. 2024.