Na paisagem contemporânea

Autores

  • Rita de Cássia Demarchi Instituto Federal de São Paulo - IFSP - São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.54489

Palavras-chave:

Museus. Exposições de arte. Fotografia. Poética./Museums. Art exhibitions. Photography. Poetic.

Resumo

Palavras e fotografias derivados do processo de uma pesquisa de doutorado – Ver aquele que vê: um olhar poético sobre os visitantes em museus e exposições de arte . Um problema criado: ver o outro que vê em diversos contextos, aproximar-me dele, buscar compreendê-lo sem trocar palavra, alimentar-me com a sua experiência, capturar uma imagem. O desafio de ver em meio às paisagens contemporâneas, inaugurais, nebulosas, instáveis, territórios instaurados em um universo inesgotável, que abrange arte de diferentes períodos e se desdobra em diversas instituições. O ensaio visual apresentado inclui espaços/paisagens junto às Bienais do Mercosul, de São Paulo e de Veneza; Fundação Serralves em Porto; GNAM/Galeria de Arte Moderna de Roma; e museus em Lisboa: CAM/Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian; MNAC/Museu de Arte Contemporânea do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Demarchi, Instituto Federal de São Paulo - IFSP - São Paulo/SP

Artista e professora no IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura – Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Mestrado em Artes Visuais e Licenciatura Artes Plásticas – Instituto de Artes UNESP; Especialização Ensino, Arte e Cultura – ECA/USP. Membro do Grupo de Pesquisa Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas. Experiências na área de história da arte, artes visuais e mediação em diferentes contextos na educação básica, na educação não formal, no ensino superior, materiais didáticos, formação de educadores. 

Downloads

Publicado

2015-03-29

Como Citar

DEMARCHI, R. de C. Na paisagem contemporânea. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.54489. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/54489. Acesso em: 16 abr. 2024.