Encontros da arte e do museu com a educação: momentos de encantamento e reflexão
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.50564Palavras-chave:
Museu de arte, educação museal, pesquisa com crianças. / Museum of Art, museum education, research with children.Resumo
Este artigo apresenta algumas importâncias atinentes ao museu identificado como espaço de produção de conhecimento permeado por narrativas, memórias e descobertas. Conta fragmentos de uma pesquisa de mestrado na qual experiências estéticas emergiram a partir de relações estabelecidas entre crianças, adultos, patrimônio e espaço social em visitas a instituições museais. Questiona possibilidades de conexões entre as instituições de ensino não formal e formal em reflexões constituídas com Benjamin (1994), em diálogo com crianças, poetas (Manoel de Barros), teóricos da infância, da educação (Leite 2008; Sarmento 2007; Ostetto 2006) e das questões museais como Chagas (2013, 2009). Dentre as considerações evidencia o olhar que se sensibiliza no encontro entre espectador e arte; e para a desconstrução/construção de recomendações na visita mediada aos espaços expositivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.