Encontros da arte e do museu com a educação: momentos de encantamento e reflexão

Autores

  • Adriana Aparecida Ganzer Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC
  • Maria Isabel Leite Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.50564

Palavras-chave:

Museu de arte, educação museal, pesquisa com crianças. / Museum of Art, museum education, research with children.

Resumo

Este artigo apresenta algumas importâncias atinentes ao museu identificado como espaço de produção de conhecimento permeado por narrativas, memórias e descobertas. Conta fragmentos de uma pesquisa de mestrado na qual experiências estéticas emergiram a partir de relações estabelecidas entre crianças, adultos, patrimônio e espaço social em visitas a instituições museais. Questiona possibilidades de conexões entre as instituições de ensino não formal e formal em reflexões constituídas com Benjamin (1994), em diálogo com crianças, poetas (Manoel de Barros), teóricos da infância, da educação (Leite 2008; Sarmento 2007; Ostetto 2006) e das questões museais como Chagas (2013, 2009). Dentre as considerações evidencia o olhar que se sensibiliza no encontro entre espectador e arte; e para a desconstrução/construção de recomendações na visita mediada aos espaços expositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Ganzer, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2007). Graduada em Artes Plásticas – Licenciatura e Bacharelado – UPF (1993). Integrante do Projeto “Cidade das Crianças”, UFRGS/ GEARTE/ Usina do Papel/ Usina do Gasômetro. Pesquisadora do GEDEST – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética/ UNESC. Experiência na área de Arte, Infância e Educação formal e não formal. 

Maria Isabel Leite, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC

Pós-Doutorada em Arte-Educação pela Roehampton University, Londres (2007). Doutorado em Educação pela UNICAMP (2001), mestrado em Educação (1995) e graduação em Pedagogia (1985) pela PUC-Rio. Pesquisadora e consultora autônoma na área de educação e infância,  espaços formais e não formais de educação.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

GANZER, A. A.; LEITE, M. I. Encontros da arte e do museu com a educação: momentos de encantamento e reflexão. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 3, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.50564. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/50564. Acesso em: 25 abr. 2025.