CHAMADA DE ARTIGOS PARA A SEÇÃO TEMÁTICA: ENSINO DE ARTES VISUAIS NA INFÂNCIA

A Revista GEARTE, periódico on-line de acesso livre e universal, receberá até 30 de abril de 2019, artigos científicos inéditos sobre a temática “Ensino de Artes Visuais na infância". Este número da Revista apresenta pesquisas sobre as relações entre infância e artes visuais, propondo reflexões sobre a organização de situações de aprendizagem que favoreçam o acesso ao repertório cultural desse campo de conhecimento, bem como sobre a produção de sentidos em artes visuais pelas crianças, enquanto forma de expressão e linguagem. Essas situações de aprendizagem podem ser organizadas por professores especializados e também pelos demais professores que atuam na educação infantil. Assim, torna-se oportuno compartilhar trabalhos e pesquisas realizados em diferentes contextos e formas de atuação no ensino das artes visuais, no intuito de contribuir para a ampliação dos estudos na perspectiva da educação da(s) infância(s) – considerando que a polissemia e a pluralidade desse conceito desvelam a diversidade das infâncias vividas. A Revista também aceita ensaios, narrativas visuais, resultados de investigações baseadas nas artes (IBA), resenhas e entrevistas. Os trabalhos devem ser postados no sistema de submissão da Revista, em português, espanhol ou inglês. A seleção dos artigos é feita pelo sistema de avaliação cega por pares. Maiores informações sobre a submissão de trabalhos em:  http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/about/submissions.

 

 Organizadoras

  • Gilvânia Maurício Dias de Pontes Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada no Núcleo de Educação da Infância, instância do Centro de Educação da UFRN, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua em turmas da Educação Infantil e na formação de professores para o trabalho com artes na educação das infâncias. Graduada em Pedagogia pela UFRN; Mestre em Educação pela UFRN; e Doutora em Educação pela UFRGS. Fez estágio de pós-doutorado no PPGEdu UFRGS, com estudos sobre mediação em Artes Visuais na Educação Infantil, sob a supervisão da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE).
    E-mail: gilvaniapontes@hotmail.com

  •  Sandra Regina Simonis Richter Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas pela UFRGS, com mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS, é professora e pesquisadora do Departamento de Educação da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul e atua na formação de professores para a educação das infâncias. Atualmente é coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISC, líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem e pesquisadora integrante do grupo Peabirú: Educação Ameríndia e interculturalidade.
    E-mail: srichter@unisc.br