Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação

Edna Liz Prigol, Marilda Aparecida Behrens

Resumo


A teoria fundamentada é pouco utilizada nas pesquisas em educação e apresenta diferentes modos de interpretação, de acordo com a vertente (straussiana ou construtivista). Este artigo questiona como caracterizar os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e as possíveis aplicações na pesquisa em educação, limitando-se a descrever os passos para coletar e analisar os dados na pesquisa realizada com a teoria fundamentada. Para isso, utilizou-se base teórico-exploratória, por possibilitar um aprofundamento do objeto de estudo e o estabelecimento de bases para futuras pesquisas. A experiência vivida com essa metodologia permitiu fazer a comunicação de maneira refletida, que poderá ser de grande valia para os pesquisadores na área da educação.

 

Palavras-chave


Educação; Metodologia; Teoria Fundamentada



Direitos autorais 2019 Edna Liz Prigol, Marilda Aparecida Behrens

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

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