Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil

Autores

  • Munique Massaro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP
  • Débora Deliberato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Infantil. Sistemas de Comunicação Alternativos e Suplementares.

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear a produção de conhecimento acerca da Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil indexada em Bases de Dados Científicos de 1980 a julho de 2015 e nos Anais do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Foram encontrados 80 trabalhos nacionais e internacionais a respeito da temática. O tema é recente no panorama brasileiro. As pesquisas internacionais focalizaram o desenvolvimento da linguagem e aspectos comunicativos das crianças com deficiência e pesquisadores brasileiros se propuseram a dar suporte em escolas com adaptações de atividades e estratégias pedagógicas por meio da comunicação suplementar e alternativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Munique Massaro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP

Munique Massaro é doutora em Educação, linha Educação Especial, pela Faculdade de Filosofia e Ciências, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Débora Deliberato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP

Débora Deliberato é livre docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Massaro, M., & Deliberato, D. (2017). Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/62640

Edição

Seção

Artigos